IOT, ou Internet das Coisas, é um conceito que se refere a toda e qualquer atividade que necessite de internet para conectar pessoas a objetos ou vice-versa.
Com a chegada do 5G, essa tecnologia se potencializou. Até 2022, a Internet das Coisas foi dominada por dispositivos comumente utilizados em casa e no dia a dia das pessoas. A adesão por Smart Homes e Smartwatch foi alta.
Outros dispositivos e funcionalidades complementam a lista, entre eles, a automação no varejo, carros inteligentes, drones e os sensores industriais. As smart cities também ficaram evidentes.
O conceito de smart cities, por exemplo, ficou mais famoso em 2022 e está diretamente ligado à implantação de mais tecnologia nas cidades e nos recursos utilizados para o bom funcionamento delas.
Com essa inovação, atividades que colaboram para o desenvolvimento dos grandes centros podem ser mais otimizadas, como o modo que as pessoas realizam pagamentos, transitam, se relacionam etc.
Já conhecia esse conceito? Confira as tendências de IoT para 2023.
Como foi o IoT em 2022?
Segundo um levantamento da IoT Analytics, quase 15 bilhões de aparelhos com conexão foram utilizados em 2022. Isso, de acordo com a pesquisa, representou uma expansão significativa, que pode ser ainda maior.
Até 2025, estima-se que o número chegue próximo da casa dos 30 bilhões. Além disso, em 2022, os dispositivos conectados ficaram cada vez mais comuns em nossas casas, carros e empresas.
Isso permitiu que as pessoas acessem dados e controlem dispositivos remotamente, tornando as tarefas do dia a dia mais fáceis e eficientes. A IoT também pode ser utilizada em setores como saúde, agricultura e transporte, melhorando a eficiência e a segurança.
Tendências para 2023
A partir de 2023, de acordo com a pesquisa, com a tecnologia cada vez mais em ascensão e aplicada em outros locais do mundo, estima-se que as funcionalidades vão multiplicar.
A Internet das Coisas poderá ser vista em diversas atividades. Com estimativa de aplicação total para 2025, as principais atividades beneficiadas serão:
1. Agricultura de Precisão
Na agricultura de precisão, a Internet das Coisas pode ser aplicada para desenvolver ainda mais a atividade de campo, tornando-a tecnológica e rentável.
Podem ser feitos mapas de irrigação, semeadura, além da criação de unidades de gestão das atividades mais completas e profissionais, com base em dados.
Tudo isso permite que você usufrua dos benefícios da conectividade IoT em minutos.
2. Construções Inteligentes
Um exemplo de aplicação é o sistema da Suffolk, com sede em Boston (EUA), que ergue seus empreendimentos utilizando um algoritmo de aprendizado diferente.
Com o auxílio desse algoritmo, foi possível realizar uma varredura de solos com maior índice e probabilidade de ocorrência de acidentes em locais de construção.
A aplicação de Inteligência Artificial nas construções inteligentes é outro fator que vai transformar o setor em 2023. De acordo com especialistas, a tecnologia vai garantir:
- Antecipação de acidentes;
- Tomadas de decisões inteligentes;
- Segurança nas construções;
- Análise de riscos baseada em dados;
- Aceleração nas obras.
3. Medicina
No campo da medicina, a IoT será aplicada nas atividades de monitoração de pacientes de forma mais avançada e conclusiva, tornando o trabalho dos médicos mais profissional.
Isso garante ao ramo diagnósticos mais eficazes, além de uma atividade medicinal mais tecnológica, por meio da análise de dados e o uso da Inteligência Artificial.
Quais mudanças a IoT vai promover?
O benefício primário da IoT para a economia será o financeiro. É provável que a atividade nas indústrias ganhará quase 20 milhões de novos dispositivos.
Serão mais de 35 bilhões de aparelhos conectados, um salto bastante significativo se levarmos em consideração que, atualmente, a quantia é de quase 20 bilhões de aparelhos utilizados.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossa sessão semanal de UP NEWS tudo que postamos na categoria UP TECH, ajuda você a ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia!